Guimarães noc noc foi dos eventos mais rentáveis durante a Capital Europeia da Cultura!
Ajudámos a economia! Segundo um estudo da Universidade do Minho, o Guimarães noc noc foi um dos eventos que mais rendeu para o comércio durante a Capital Europeia da Cultura!
Segundo o site informacao.canalsuperior.pt Durante 2012, ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura (CEC), o evento gerou 85 milhões e 441 mil euros para o Produto Interno Bruto Português. A conclusão foi, ontem, revelada pela Universidade do Minho, responsável por um relatório sobre os impactos económicos e sociais da CEC.
O valor divulgado resulta dos impactos indiretos que o evento teve nos serviços, comércio e hotelaria nacionais. Relativamente ao ano de 2011, os turistas gastaram mais 12 milhões de euros. Nas dormidas, gastaram um total de 7,4 milhões de euros, sendo que 3 milhões foram em Guimarães.
No que toca ao comércio, os proprietários de lojas falam de um aumento da receita na ordem dos 80%, graças ao aumento do turismo. 95% consideram que os impactos sobre a cidade foram positivos ou muito positivos.
O montante recebido pelo Estado foi outro dos pontos analisados pela equipa da Universidade do Minho, através da comparação do investimento com o valor recebido em impostos. Enquanto o Estado gastou 27,1 milhões de euros, divididos em 10,3 pela Câmara e 16,7 pela Fundação Cidade de Guimarães, as receitas tributárias foram de 30,7 milhões de euros.
Dos 1300 eventos analisados, os de música foram os mais prevalentes, com 353 eventos. Em segundo lugar ficou o cinema, com 189 ocorrências, seguido pelos eventos de arte, com 107 acontecimentos. A semana de abertura, de encerramento, o Guimarães noc noc e a Feira Afonsina foram os que mais renderam ao comércio.